Drenos

O escoamento de águas pluviais e de drenagem estão ligados diretamente a topografia da área e deverão ser projetados para evitar problemas com alagamentos e erosões.

A drenagem é uma somatória de diversos fatores que contribuirão para a retirada do excesso de água do gramado. Primeiramente fazemos as medições que possibilitarão a abertura das canaletas. Promovemos o caimento do fluxo a 2% direcionando a queda da água até o ponto mais baixo do terreno. Em seguida preenche-se a vala com pedras britadas de diferentes dimensões e posiciona-se o cano estrudado entre as pedras. Sobre esta camada colocamos areia, que funciona como um filtro, impedindo o entupimento do cano pelos grãos da terra, que será colocada logo acima da areia. Por fim, promovemos o plantio da grama.

O bom desenvolvimento das raízes da grama está diretamente ligado a uma boa drenagem e o espaçamento entre os drenos vai variar principalmente em função do índice pluviométrico da região, das condições topográficas da área e do solo base existente.